FANDOM

EPISÓDIO
Be It Ever So Mortgaged
Temporada 1, Episódio 2

130141

No Brasil Cheia dos Truques
Lançamento 24 de setembro de 1964
Créditos
Diretor William Asher
Escritor Barbara Avedon
Cronologia
Anterior
"I, Darrin, Take This Witch, Samantha"
Próximo
"Mother Meets What's-His-Name"
Be It Ever So Mortgaged é o segundo episódio de A Feiticeira. Exibido pela ABC no dia 24 de setembro de 1964. Esse episódio foca em Samantha e Endora vendo como é a casa que James escolheu para comprar, também é apresentada a vizinha bisbilhoteira Gladys Kravitz.

Enredo

Endora fica chocada quando fica sabendo que Samantha se recusa a usar poderes sobrenaturais para lidar com as tarefas de rotina de uma dona-de-casa suburbana. Enfrentando o problema de fazer um bolo, Samantha, em desespero, usa a feitiçaria, que também vem a calhar quando ela inspeciona a casa que James planeja comprar para eles.

Para convencer Endora que a casa pode ser habitável, Samantha mobilha a casa em sua própria maneira curiosa. Gladys Kravitz, a vizinha intrometida, fica chocada e histérica quando vê a mobília e o paisagismo aparecer e desaparecer sob os olhos. Abner Kravitz está convencido de que sua esposa está perdendo a cabeça. Endora cinicamente assiste do telhado James e Samantha se abraçando em sua nova casa.

Elenco e Equipe

Elenco Principal

Equipe

  • Escrito por: Barbara Avedon
  • Dirigido por: William Asher
  • Produtor Executivo: Harry Ackerman

Curiosidades

  • Primeira aparição na série de Gladys Kravitz e Abner Kravitz, bem como a casa onde os Stephens viveriam toda a série.
  • Este episódio foi completado juntamente com os próximos cinco episódios em 11 de setembro de 1964. Os episódios foram todos filmados anteriormente, e Elizabeth Montgomery tinha acabado de voltar de licença maternidade para preencher os espaços em que Samantha aparecia.
  • A alusão no título refere-se ao "É sempre assim humilde, não há lugar como o lar" (Be it ever so humble, there's no place like home), uma linha tirada de música tradicional americana por John Howard Payne usando uma melodia Inglês adaptado da ópera italiana "Clari, Maid of Milan".
  • Endora lê uma revista, intitulado "Harpies Bizarre" - uma brincadeira com a revista "Harper's Bazaar".

Mancadas

Continuidade

  • Quando Gladys olha através da janela da sala de estar, há tinta na janela de vidro. Na segunda vista do interior da casa enquanto Gladys olhando através da janela, não há nenhuma tinta sobre o vidro.

Revelando Erros

  • Quando Gladys primeiro olha para a janela para ver Samantha agindo, uma grande viga de apoio de madeira é visível em toda a parte superior da janela, revelando que a "casa" é apenas um exterior.